Visitar museus de arte é uma oportunidade incrível para entrar em contato com uma boa dose de cultura durante a sua viagem
Ao conhecer um país, uma das melhores formas de entrar em contato com a cultura da região é visitar museus de arte, afinal, quadros e esculturas vão muito além da mera expressão visual – eles atingem uma forma de expressão única, que traz importantíssimos traços culturais à tona e os expõe com o auxílio de toda a complexidade da abstração artística.
Por serem tão ricos e oferecerem uma bagagem de experiências tão ampla ao viajante, museus de arte são definitivamente uma parada que deve ser adicionada em sua viagem. Para lhe ajudar a escolher o museu que você visitará em suas próximas viagens, nós, do ViajaNet, separamos uma lista com os 10 melhores museus de arte do mundo. Descubra quais são e encante-se com o rico universo que lhe aguarda mundo afora.
1. Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia
O Museu Hermitage é considerado um dos maiores museus de arte do mundo, com uma coleção surpreendentemente grande, que ocupa 10 grandiosos prédios, sendo sete deles o conjunto do Palácio de Inverno, que é uma obra de arte por si só. Pela vastidão do acervo, o visitante pode encontrar obras de arte pertencentes aos mais variados períodos – desde o pré-histórico até a modernidade -, além de conferir exposições compostas por objetos bélicos como armas, escudos e capacetes.
2. Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, na Itália
Viajar para a Europa e não adicionar pelo menos um museu em seu roteiro de viagem é um desperdício. A Europa transborda belíssimos museus, e um exemplo disso é a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, onde o visitante pode ver a beleza exuberante de diversas obras de arte – em especial, esculturas – feitas durante o período renascentista. Em meio ao acervo, o famoso David de Michelangelo marca presença por ser uma das obras mais famosas do artista.
3. Galleria Borghese, em Roma, na Itália
Na Galleria Borghese estão reunidas diversas obras-primas de valor inestimável, que pertenceram a uma rica família italiana de sobrenome homônimo ao nome da galeria. Além disso, o interior da construção tem detalhes intrincados nas paredes e no teto, contribuindo para a concepção de uma experiência visual única, na qual o visitante se sente imerso em arte. Por ser uma opção cuja visita pode ser realizada com relativa rapidez, visto que o local tem apenas dois andares, a Galleria Borghese é uma boa parada caso você vá para Roma e pretenda ficar por pouco tempo.
4. Museu Metropolitano de Arte, em Nova York, nos Estados Unidos
O Metropolitan Museum of Art é definitivamente um dos museus mais encantadores do mundo, sendo considerado por muitos um passeio imperdível quando se viaja até Nova York. Com amplos salões, o acervo é composto principalmente por pinturas e esculturas pertencentes às principais escolas de arte, dentre elas o Barroco e o Impressionismo. Sendo assim, é um museu que oferece uma chance única para entrar em contato com uma boa dose de arte.
5. Instituto de Artes de Chicago, nos Estados Unidos
Assim como o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, o Instituto de Artes de Chicago traz um acervo predominantemente composto por obras de origem europeia com até 5 mil anos de existência. Além disso, traz exposições temporárias para renovar o acervo local.
Por estar localizado ao lado do Millennium Park, a ida ao museu também oferece uma boa oportunidade para você contemplar as belezas das esculturas presentes no parque, como o grandioso Cloud Gate.
6. Museu de Orsay, em Paris, na França
Apesar de ser um museu ofuscado pela fama do Louvre, não se deixe enganar: o Museu de Orsay possui um acervo magnífico, o qual é composto até mesmo por algumas das mais famosas obras de arte de Vincent Van Gogh. Além disso, o prédio que abriga o museu possui uma beleza arquitetônica estarrecedora, fazendo a visita surpreender até mesmo os viajantes que não possuem grande interesse por pinturas em geral.
7. Museu de Luxor, no Egito
Diferentemente dos museus citados anteriormente, o Museu de Luxor traz obras arquitetônicas a céu aberto, as quais podem ser consideradas verdadeiras obras de arte por sua magnificência, sua riqueza de detalhes e sua importância cultural. Além disso, é uma oportunidade incrível para conhecer obras que não fazem parte das escolas de arte originalmente europeias – visto que estas predominam no acervo dos principais museus do mundo – e variar as suas experiências.
8. Museu Nacional dos Países Baixos, em Amsterdã, na Holanda
Chamado localmente pelo nome de Rijksmuseum (do Holandês, museu nacional), o Museu Nacional dos Países Baixos tem uma coleção direcionada à exposição de obras de arte antigas que foram produzidas na região por grandiosos artistas locais, como Frans Hals. Além disso, o acervo local reúne uma vasta quantidade de peças de origem asiática, que ficam localizadas em um pavilhão unicamente destinado a esse fim, tornando-se um atrativo extra para pessoas interessadas pelas particularidades que permeiam essa cultura.
9. Museu Britânico, em Londres, na Inglaterra
Ao elaborar o seu Roteiro Europa, não deixe de incluir uma parada no Museu Britânico de Londres, pois o acervo local é simplesmente extraordinário. Dentre as obras a serem apreciadas estão peças pertencentes a diversas culturas, como a da Grécia Antiga e a egípcia, por isso, é uma excelente alternativa para quem deseja ir além das escolas de arte europeias e ver pessoalmente obras com detalhes únicos e marcantes que remontam a uma cultura bastante diferente da nossa.
10. Museu do Louvre, em Paris, na França
Caso seja a sua primeira viagem para a Europa e você não conheça muitos museus, muitos consideram o Louvre uma parada obrigatória, especialmente se você estiver planejando uma estadia consideravelmente longa na França ou em outros países próximos. Tudo isso porque o Louvre traz obras de arte originais feitas por grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio, as quais valem cada segundo da visita, pela beleza magnífica que possuem em cada traço que as constitui.
Interessado em conhecer um desses incríveis museus de arte? Conte com o ViajaNet para lhe ajudar a encontrar pacotes de viagem e passagens aéreas por ótimos preços e ver de perto as mais belas e enriquecedoras obras de arte do mundo todo.