Se você pretende conhecer o continente europeu, precisa saber quais documentos são necessários para planejar a sua viagem com segurança e tranquilidade!
Quer conhecer algum país europeu? Então você precisa saber sobre os documentos para viajar para Europa!
Existem cinco documentos exigidos para viagens no continente europeu, e este post faz uma descrição de cada um deles para que você consiga fazer o planejamento da sua viagem com tranquilidade e conferir os melhores destinos para conhecer na Europa!
Passaporte
Tirar o passaporte é o primeiro passo para uma viagem ao exterior, mas de nada adianta ter um passaporte sem que ele seja válido.
A Europa exige, no mínimo, que o passaporte tenha uma validade de 90 dias a mais, contando a partir da sua data de retorno.
Antes da viagem, você precisa conferir se o seu passaporte está em dia e se a validade dele está de acordo com essa exigência.
Existe ainda a possibilidade de tirar o passaporte europeu, que só pode ser concedido para pessoas que têm direito a dupla cidadania e consequentemente, tenham descendência europeia.
Visto
Não é necessário obter o visto para Europa com antecedência como para outros continentes.
Para quem pretende viajar por menos de 90 dias, o visto é concedido em território europeu por um agente de imigração logo após a chegada no aeroporto.
Graças ao tratado de Schengen, uma vez que a sua entrada na Europa é permitida, você pode circular livremente entre mais de 26 países.
Caso você queira fazer um roteiro para a Europa ou até mesmo realizar uma viagem de trem pela Europa para conhecer outro país vizinho, não precisa solicitar um visto novamente.
Países que fazem parte desse tratado são:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia. Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Liechtenstein e Chipre.
Seguro Viagem
Outro documento essencial para viagens à Europa é o seguro viagem. Os países que fazem parte do tratado de Schengen exigem um seguro de, no mínimo, € 30.000.
Esse seguro garante assistência médica, seja por motivo de doença ou por acidente.
É muito importante que durante a sua viagem você sempre ande com esse seguro, para usar quando for necessário!
Comprovações financeiras
É uma exigência demonstrar comprovantes financeiros para viajar à Europa. Esses comprovantes servem para mostrar que você tem condições de permanecer financeiramente durante todo o período da sua viagem.
Eles podem ser: extrato da sua conta bancária (seja a corrente ou a poupança), límite de cartão de crédito ou uma quantia em dinheiro.
Comprovantes de Hospedagem
Existem dois tipos de comprovantes de hospedagem, um para cada situação: para quem vai se hospedar em um hotel e para quem vai se hospedar na casa de alguém.
O comprovante de hotel é o documento que comprova a reserva. Logo quando você faz a reserva em algum hotel um comprovante é emitido, e é esse documento que você vai usar.
Agora se você for se hospedar na casa de alguém, é ideal que você tenha em mãos uma carta convite. Quem faz essa carta é o anfitrião e ele deve residir legalmente na Europa.
Existem diversos modelos, basta pedir ao seu anfitrião que escreva a carta e se direcione até um órgão do país para registrá-la.
Passagem de retorno
Para comprovar que você permanecerá na Europa somente durante o período permitido, você precisa apresentar a passagem de retorno, pois esse documento certifica a sua volta para o país de origem.
Obviamente, a passagem precisa ter uma data de retorno que seja anterior ao período máximo de permanência no continente para turistas, que é de 90 dias.
Se você está pensando em viajar, já comece a preparar os documentos para viajar para Europa! Confira os pacotes de viagens do ViajaNet e adquira já as passagens aéreas para a sua viagem!