A capital da República Tcheca, Praga, é uma cidade que ficou muito famosa nos últimos anos e já é o sonho de viagem de muitas pessoas.
Apesar de seu nome ser associado a algo ruim no Brasil, Praga é uma linda e amistosa cidade, que conquista muitos que a visitam.
A cidade inteira é um espetáculo de arquitetura, com construções peculiares e grandiosas. O ambiente lá é muito agradável e cada ponto tem uma história curiosa para contar.
Se você busca viajar para um lugar diferente de tudo que já viu e adquirir novas experiência que ficam na memória, Praga é o lugar certo. Você pode passear pelas belas ruas da cidade enquanto aprecia tudo o que ela tem a oferecer, desde seus pontos gastronômicos até suas estruturas encantadoras.
Neste post falaremos um pouco sobre o que fazer em Praga e alguns pontos positivos e negativos das principais atrações, para que você consiga planejar uma viagem incrível para o local.
Confira!
Onde fica?
Praga é a capital da República Tcheca, um país localizado na Europa Central, bem próximo ao Leste Europeu, que faz fronteira com Alemanha e Polônia ao norte, e Eslováquia e Áustria ao sul.
Praga está localizada mais a oeste no país, ou seja, na parte mais ocidental, e é dividida em 22 distritos administrativos ao todo. É no primeiro distrito que se concentram as principais atrações da cidade, pois é o mais próximo ao centro.
Há um aeroporto na cidade, próximo ao centro e de fácil acesso por trens, que têm estações distribuídas por alguns distritos de Praga.
O que fazer em Praga
Separamos ao todo 10 locais que você pode visitar na cidade. É claro que há outros, porém, esses são os pontos mais visitados e comentados de Praga.
1. Prague Zoo
O Zoológico de Praga possui uma grande variedade de espécies incríveis, dispostas em uma vasta área. Se você está viajando com a família, é um lugar muito bom para dar um passeio e aproveitar o espaço, que tem vários restaurantes e é bem preservado.
Porém, um ponto negativo do zoológico é sua localização – ele fica mais afastado da cidade -, além disso, é recomendado visitar o local quando as temperaturas estão mais quentes, pois no frio os animais não aparecem muito e o clima pode prejudicar toda a sua experiência.
2. Praça da cidade velha (Staroměstské náměstí)
Esse é um lugar muito bonito, onde é possível imergir na atmosfera cultural e artística da cidade, visitando lugares típicos como restaurantes e cervejarias, além das edificações lindas que cercam o local.
É na praça que está localizado o relógio astronômico da cidade, um pico muito curioso para visitar, que encanta a muitos.
Porém, alguns se queixam de ser um lugar lotado e muito movimentado, além de os preços dos restaurantes serem muito altos.
3. Ponte Carlos (Charles Bridge)
A Ponte Carlos é um local ao qual você não pode deixar de ir se está na cidade. Ela é o principal cartão-postal do destino, é maravilhosa e proporciona uma experiência incrível, com um passeio agradável, estátuas e monumentos históricos, além do artesanato local e a vista linda, tanto à noite quanto quando está claro. É uma construção atemporal e repleta de histórias curiosas.
Um problema enfrentado por muitos ao visitá-la é a grande quantidade de pessoas, o que às vezes prejudica a vista e pode gerar mais confusão no local.
4. Castelo de Praga
Um lindo lugar, com construções antigas, o Castelo de Praga é um ponto imperdível da cidade. O castelo é um lugar histórico, que já passou por diversos momentos grandiosos e, ainda assim, é bem preservado.
É lá que ficam localizadas a majestosa Catedral de São Vito e várias outras construções peculiares. Um passeio pelo Castelo de Praga é daqueles que ficam na memória – além de toda sua estrutura, há uma vista bonita da cidade também.
O castelo, porém, peca pelos valores, considerados muito altos por alguns. Apesar de muitos turistas se impressionarem com o local, outros apontam que tinham expectativas mais altas e que ficaram um pouco desapontados.
5. Cidade inferior (Lesser Town)
Esse é um bairro muito agradável da cidade, por onde você pode caminhar tranquilamente enquanto aprecia expressões artísticas e a beleza arquitetônica do bairro. Lá há opções de restaurantes, e você pode tirar boas fotos, caminhando até se perder em meio às curiosas construções e um ambiente tranquilo.
6. Monumento Cultural Nacional Vyšehrad
Esse passeio é ideal para quem busca mais tranquilidade e paz. Por ser mais desconhecido, ele não é muito movimentado, mas proporciona uma vista linda da cidade e abriga as catedrais de São Pedro e São Paulo.
7. Câmara Municipal (Obecní Dům)
A arquitetura desse lugar é fantástica e impressionante. Lá dentro há restaurantes luxuosos e espetáculos incríveis com concertos de música clássica. Vale a pena conhecer, principalmente se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre a cultura local.
8. Palácio Lobkowicz
O Palácio da cidade tem uma beleza indescritível, de tirar o fôlego e com uma riqueza cultural muito grande. Seu acervo tem uma qualidade artística impressionante. Vale a pena visitá-lo para colecionar mais uma experiência da cidade de Praga.
Um ponto negativo do local é que a infraestrutura pode não estar muito bem preservada e não há muita variedade no acervo, mas nada que interfira na experiência como um todo.
9. Estátua de Franz Kafka
A estátua de Franz Kafka é uma obra de arte fabulosa e inovadora. Ela se movimenta ao longo do dia e impressiona quem a visita. É uma obra de arte curiosa e muito famosa na cidade – um dos pontos que você não pode deixar de visitar.
Vale lembrar que visitar a estátua é um passeio que não requer muito tempo, portanto, é possível adicionar outros locais no roteiro do dia para visitar.
10. Catedral de São Vito
Já mencionamos a Catedral de São Vito, porém, é importante separar um item só para ela.
Essa Catedral possui um estilo singular e nos deixa boquiabertos de tão grandiosa. Ela se destaca em meio às construções pela beleza de seu exterior magnífico, luxuoso e artístico. É um marco histórico e cultural da cidade que vale a pena visitar.
Vida noturna em Praga
Quem achou que em Praga só havia passeios tranquilos à luz do dia estava enganado. A cidade também é bem famosa por seus pubs, baladas e clubes animados.
Os espaços para festas são bem agitados e muito legais para aqueles que curtem a vida noturna. Bons exemplos são baladas como o Duplex, localizada em um terraço, e a Karlovy Lázne, uma balada gigante, de cinco andares, construída em um prédio antigo.
Há também vários pubs grandes no local, ótimos para quem curte tomar uma gelada durante a noite.
Clima da região
A cidade de Praga tem um clima quase constantemente nublado. O frio lá é intenso no inverno, mas no verão na Europa o clima é bastante agradável e ótimo para realizar as atividades no local.
A melhor época para viajar ao destino é entre o meio de junho e o ínicio de setembro, quando o clima está mais quente e agradável. Se você quer evitar a lotação e muito movimento, pode se arriscar em épocas mais frias também, mas o clima pode afetar sua experiência.
Alimentação local
A culinária típica da cidade tem como característica marcante o uso de alimentos mais pesados e gordurosos, como carnes, molhos e frituras. A batata é um alimento recorrente na culinária tcheca, além de carne de porco e frango.
As cervejarias são bem famosas lá – as cervejas artesanais e os chopes são frequentemente consumidos pelos tchecos, que as apreciam bastante.
Antes das refeições não pode faltar aquela sopa, como a bramboračka, feita de batatas e saborosa. Outro prato típico do local é o vepřo, knedlo, zelo, que nada mais é do que uma massa de pão cozida servida com chucrute e carne de porco.
Entre os alimentos mais doces, o trdelník, ou trdlo, é uma boa opção. Ele não é originário do país, porém, muito comum lá. Trata-se de um rolinho de massa assado coberto por canela, açúcar e amêndoas.
Praga é uma cidade muito atrativa e interessante, e é um dos destinos que não pode faltar na sua ida ao Leste Europeu.
Agora que você sabe o que fazer no local, já pode começar a traçar um roteiro com as atrações que mais lhe agradam e fazem mais sentido para seus objetivos com a viagem.
Aqui, no ViajaNet, temos pacotes de viagem para Praga, incluindo algumas promoções exclusivas. Dá uma olhada!